Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?

Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?

de Gillys Vieira da Silva -
Número de respuestas: 5

Este inicio me fez pensar como nossa prática pode atingir nossos alunos de forma significativa. Cada dia percebo que são muitas particularidades e o tempo do planejamento e da prática, a meu ver, são limitadores, mesmo diante de tantas possibilidades metodológícas. Acredito que o trabalho colaborativo seja um dos caminhos para potencializar as aprendizagens. O que acham?

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Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?

de Keila Mariana Soares Barbiero -
Penso que a utilização das novas tecnologias de forma acessível pode ser uma possibilidade. Além disso, desenvolver o sentimento de pertencimento do acadêmico a Universidade pode colaborar positivamento no seu processo de aprendizagem.
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Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?

de MILENE SOUZA -
**Resposta:**

Concordo plenamente! As tecnologias, quando bem usadas, são excelentes para o desenvolvimento. Muitos adultos utilizam a educação EAD justamente para conciliar estudos com suas rotinas, ampliando seus conhecimentos de forma flexível e acessível. 

Além disso, o sentimento de pertencimento à universidade é fundamental. Quando o aluno se identifica com a instituição e se sente acolhido, sua motivação e engajamento aumentam, potencializando o aprendizado. A combinação de tecnologia acessível e vínculo institucional pode, de fato, transformar a experiência educacional, especialmente na modalidade EAD.

Ótima reflexão!
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Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?

de KATARINA MENDES -
Seu comentário é muito relevante e reflete um dilema comum na prática docente: o desejo de oferecer experiências significativas aos alunos frente às limitações de tempo e recursos. De fato, cada estudante traz consigo um universo de particularidades, e isso exige sensibilidade e flexibilidade por parte do educador. Nesse contexto, o trabalho colaborativo se destaca como uma estratégia potente, não apenas para compartilhar saberes e dividir responsabilidades, mas também para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem com diferentes olhares e práticas. A troca entre colegas pode abrir caminhos mais criativos e eficientes, tornando o ensino mais humano e adaptado às reais necessidades dos alunos.
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Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?

de Maria Vitória Mendes Lourenço Reis -
Você trouxe uma reflexão muito pertinente e realista. De fato, a diversidade de particularidades dos alunos exige uma atenção cada vez mais individualizada, e isso entra em choque com o tempo curto e as demandas extensas do dia a dia escolar. Ainda assim, reconhecer esses limites já é um passo importante para pensar em estratégias mais efetivas. O trabalho colaborativo, como você mencionou, é mesmo uma das chaves. Quando professores compartilham experiências, materiais, ideias e até mesmo desafios, o peso da prática docente pode ser melhor distribuído, além de enriquecer as abordagens pedagógicas. Aprender com o outro e planejar em conjunto pode resultar em propostas mais significativas, inclusive para atender diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.
Você já vivenciou alguma experiência de planejamento ou prática colaborativa que tenha feito diferença?
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Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?

de Viviane Vieira Martins -
Sua reflexão sobre a tensão entre a individualização do ensino e as limitações de tempo e demandas é muito pertinente. Reconhecer essa barreira é o primeiro passo crucial para buscarmos alternativas eficazes. Concordo totalmente que o trabalho colaborativo entre professores se apresenta como uma via promissora. A troca de experiências, materiais e ideias não só alivia a carga individual, mas também nutre a criatividade e a inovação pedagógica. Planejar e aprender juntos possibilita a criação de propostas mais ricas e adaptadas às diversas necessidades dos alunos.

Compartilho da sua visão sobre o potencial do trabalho colaborativo. Em minha experiência, projetos em que professores de diferentes disciplinas uniram seus conhecimentos para abordar um tema geraram um engajamento notável nos alunos. A interdisciplinaridade permitiu que os estudantes vissem as conexões entre os conteúdos e aplicassem o aprendizado de maneiras mais significativas. Além disso, a troca de diferentes perspectivas pedagógicas entre os professores enriqueceu as estratégias de ensino e avaliação, beneficiando a todos os envolvidos no processo educativo.