Uma crítica aos métodos de aprendizagem é que, muitas vezes, as instituições priorizam métodos tradicionais, como a exposição de conteúdo, que tornam o aluno passivo no processo. Isso desconsidera a necessidade de metodologias mais ativas e significativas, que estimulem o pensamento crítico, a autonomia e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, a falta de adaptação às características dos alunos, especialmente adultos, pode gerar desmotivação e dificultar a aprendizagem efetiva.
Em resposta à Erica siane Faial
Re: Pensamento Critico ou Aluno Passivo
É fundamental compreender que o recurso às metodologias ativas passam, principalmente, pelo bom uso das plataformas digitais e meios tecnológicos. Quer dizer, embora seja possível e desejável integrar jogos de tabuleiro e outras ferramentas não digitais, e portanto não seja uma forma exclusiva de se trabalhar a aprendizagem ativa, é hoje indispensável vincular o aspecto ativo ao tecnológico como uma estratégia de retenção da atenção do aprendente. Mais do que atenção, para que de fato ele participe e seja protagonista do desenvolvimento do saber, das habilidades e competências.