Experiência

Experiência

por Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff -
Número de respostas: 5

Destaco que, com o aprendizado do curso, no ensino de adultos devo:

  • Evitar aulas expositivas longas e prefirir dinâmicas, estudos de caso, simulações e discussões.

  • Estimular o debate, visto que adultos aprendem muito com a troca de experiências.

  • Ser um facilitador e não o "dono do conhecimento", dando espaço para o protagonismo do aluno.

  • Conectar tudo com a vida real, perguntando, por exemplo: “Como isso pode ser útil na sua rotina?”

Em resposta à Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff

Re: Experiência

por Darlete da Silva Rocha -
Devemos estimular os debates, visto que os alunos adulto chegam na sala de aula se nós professores não manter eles ocupado, eles dormem e passa na escola para marca a presença, essa é a nossa realidade.
Em resposta à Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff

Re: Experiência

por LORENNA DE MELO PINHEIRO CARDOSO -
Ótima reflexão! Concordo totalmente com os pontos que você destacou. No ensino de adultos, a prática de transformar o professor em um facilitador, que cria pontes entre o conteúdo e as experiências de vida dos alunos, é fundamental. Ao evitar aulas expositivas longas e priorizar atividades práticas e discussões, você valoriza a bagagem que cada participante já traz, respeitando a diversidade de vivências e ritmos de aprendizagem. Essa postura aproxima o conteúdo da realidade dos alunos e fortalece o engajamento deles, o que é essencial para a construção de conhecimento significativo.
Em resposta à Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff

Re: Experiência

por Rosimeri Pereira Pedrassani -
Muito válido os pontos destacados, o ensino para pessoas adultas possui especificidades que precisam ser observadas, devendo sempre considerar a autonomia e experiência dos alunos adultos.
Em resposta à Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff

Re: Experiência

por Jéssica Cristiane Faustino Viana -

Também percebo o quanto é valioso estimular a troca de experiências entre os participantes, já que os adultos trazem bagagens riquíssimas que podem enriquecer o aprendizado coletivo. Nesse processo, o papel do educador deve ser o de facilitador, alguém que guia e apoia, mas que também abre espaço para que o aluno seja protagonista.