Experiência

Experiência

de Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff -
Número de respuestas: 5

Destaco que, com o aprendizado do curso, no ensino de adultos devo:

  • Evitar aulas expositivas longas e prefirir dinâmicas, estudos de caso, simulações e discussões.

  • Estimular o debate, visto que adultos aprendem muito com a troca de experiências.

  • Ser um facilitador e não o "dono do conhecimento", dando espaço para o protagonismo do aluno.

  • Conectar tudo com a vida real, perguntando, por exemplo: “Como isso pode ser útil na sua rotina?”

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Re: Experiência

de Darlete da Silva Rocha -
Devemos estimular os debates, visto que os alunos adulto chegam na sala de aula se nós professores não manter eles ocupado, eles dormem e passa na escola para marca a presença, essa é a nossa realidade.
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Re: Experiência

de LORENNA DE MELO PINHEIRO CARDOSO -
Ótima reflexão! Concordo totalmente com os pontos que você destacou. No ensino de adultos, a prática de transformar o professor em um facilitador, que cria pontes entre o conteúdo e as experiências de vida dos alunos, é fundamental. Ao evitar aulas expositivas longas e priorizar atividades práticas e discussões, você valoriza a bagagem que cada participante já traz, respeitando a diversidade de vivências e ritmos de aprendizagem. Essa postura aproxima o conteúdo da realidade dos alunos e fortalece o engajamento deles, o que é essencial para a construção de conhecimento significativo.
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Re: Experiência

de Jéssica Cristiane Faustino Viana -

Também percebo o quanto é valioso estimular a troca de experiências entre os participantes, já que os adultos trazem bagagens riquíssimas que podem enriquecer o aprendizado coletivo. Nesse processo, o papel do educador deve ser o de facilitador, alguém que guia e apoia, mas que também abre espaço para que o aluno seja protagonista.