A andragogia objetiva em estudar e aprimiaras as estratégias e os métodos de ensino para adultos. Sua relevância é em reconhecer que os adultos possuem características próprias de aprendizagem, como a autonomia, a experiência adquirido através de outros ensinos, pratica e tempo de vida, a necessidade de aplicabilidade prática do conteúdo e a motivação interna como principal motor da aprendizagem no qual o adulto é o próprio protagonista da sua aprendizagem e o professor o facilitador.
As principais técnicas andragógicas incluem:
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Estudos de caso: permitem aplicar conhecimentos em situações reais.
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Debates e rodas de conversa: valorizam a troca de experiências entre os participantes.
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Aprendizagem baseada em problemas (PBL): desenvolve o pensamento crítico e a solução de desafios práticos.
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Dinâmicas de grupo: estimulam o trabalho em equipe e a construção coletiva do saber.
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Projetos práticos e oficinas: reforçam a aplicabilidade imediata do que foi aprendido.
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Autoavaliação e feedbacks constantes: promovem o autoconhecimento e a melhoria contínua.