RODA DE CONVERSA

RODA DE CONVERSA

de Bianca Menezes Balbino -
Número de respuestas: 10

A andragogia é essencial para entender como adultos aprendem de forma mais eficaz. Um ponto interessante é que, ao contrário das crianças, adultos buscam conexões diretas entre o conteúdo e suas necessidades profissionais ou pessoais. Além disso, a abordagem de estilos de aprendizagem ajuda a adaptar métodos de ensino, tornando o processo mais engajador. Alguém já vivenciou uma experiência de aprendizagem que utilizou esses princípios?

En respuesta a Bianca Menezes Balbino

Re: RODA DE CONVERSA

de Robert Brenner Barreto da Silva -
Muito interessante essa reflexão. Eu acrescentaria que parece haver algo em comum aos públicos infantil e adulto, por exemplo, que seria a necessidade de ver no processo de aprendizagem uma dimensão significativa, isto é, que faça sentido na formação da visão de si e do mundo que o aprendente busca construir. Em outras palavras: deve existir a clássica relação entre teoria e prática ou, mais especificamente, o vínculo entre o saber e a realidade sociocultural de cada um.

de Márcia Aparecida Macedo Rocha -
Muito importante seu ponto de vista, pois o modo de aprendizado de adultos é diferente das crianças, pois os adultos buscam conexões diretas.

de Márcia Aparecida Macedo Rocha -
Andragogia representa uma abordagem educativa centrada no adulto, reconhecendo sua bagagem prévia, autonomia necessidade de relevância prática no processo de aprendizagem. Ao invés de uma transmissão unilateral de conhecimento, a andragogia valoriza a troca de saberes, o diálogo e a aplicação imediata dos conteúdos.

de Mediador Curso Gestão Pública -
Muito gratificante aprender sobre a Andragogia que é a teoria da educação voltada para adultos. Ao contrário da pedagogia, que foca principalmente no aprendizado de crianças, a andragogia reconhece que adultos já trazem experiência, são mais autônomos e costumam aprender motivados por necessidades práticas e relevância real.

de Ana Paula Oliveira -
Sim, já participei de uma formação em que o conteúdo foi totalmente conectado à prática do meu trabalho, e isso fez toda a diferença, porque eu aprendi mais rápido e consegui aplicar na minha rotina em sala.