A andragogia é essencial para entender como adultos aprendem de forma mais eficaz. Um ponto interessante é que, ao contrário das crianças, adultos buscam conexões diretas entre o conteúdo e suas necessidades profissionais ou pessoais. Além disso, a abordagem de estilos de aprendizagem ajuda a adaptar métodos de ensino, tornando o processo mais engajador. Alguém já vivenciou uma experiência de aprendizagem que utilizou esses princípios?
Excelente pontuaçao! Para mim foi muito interessante revisitar abordagem dos estilos de aprendizagem, pois conhece-los ajudar a lidar com heterogeneidade da sala de aula.
Muito interessante essa reflexão. Eu acrescentaria que parece haver algo em comum aos públicos infantil e adulto, por exemplo, que seria a necessidade de ver no processo de aprendizagem uma dimensão significativa, isto é, que faça sentido na formação da visão de si e do mundo que o aprendente busca construir. Em outras palavras: deve existir a clássica relação entre teoria e prática ou, mais especificamente, o vínculo entre o saber e a realidade sociocultural de cada um.
Muito importante seu ponto de vista, pois o modo de aprendizado de adultos é diferente das crianças, pois os adultos buscam conexões diretas.
ótimo essa divisão.
Em resposta à Márcia Aparecida Macedo Rocha
Re: RODA DE CONVERSA
Isso mesmo. Devemos utilizar de metodologias diferentes para trabalhar com crianças e adultos, respeitando as condições e o tempo de cada fase.
Andragogia representa uma abordagem educativa centrada no adulto, reconhecendo sua bagagem prévia, autonomia necessidade de relevância prática no processo de aprendizagem. Ao invés de uma transmissão unilateral de conhecimento, a andragogia valoriza a troca de saberes, o diálogo e a aplicação imediata dos conteúdos.
excelente.
Muito gratificante aprender sobre a Andragogia que é a teoria da educação voltada para adultos. Ao contrário da pedagogia, que foca principalmente no aprendizado de crianças, a andragogia reconhece que adultos já trazem experiência, são mais autônomos e costumam aprender motivados por necessidades práticas e relevância real.
Sim, já participei de uma formação em que o conteúdo foi totalmente conectado à prática do meu trabalho, e isso fez toda a diferença, porque eu aprendi mais rápido e consegui aplicar na minha rotina em sala.
Sensacional sua abordagem.