A mediação pedagógica pode ser compreendida como a ponte entre o conteúdo e o aluno, sendo o papel do educador fundamental nesse processo. Quando analisada a partir de um sistema de teoria, como o sócio-interacionismo de Vygotsky, pomediação pr exemplo, entende-se que o conhecimento não é simplesmente transferido, mas construído por meio das interações sociais e da linguagem. A mediação, nesse contexto, é um ato intencional, planejado e reflexivo, que considera as necessidades, os contextos e os saberes prévios dos alunos.
Por outro lado, em sistemas mais tradicionais de teoria, como o comportamentalismo, a mediação assume um caráter mais diretivo, com foco no estímulo e resposta, visando à repetição e memorização. Já em teorias construtivistas, como a de Piaget, o papel do professor como mediador é o de provocar desequilíbrios cognitivos que incentivem a reorganização do pensamento do aluno.
Assim, a mediação pedagógica, dentro de qualquer sistema teórico, nunca é neutra: ela carrega uma visão de mundo, de sujeito e de aprendizagem. Refletir sobre o sistema teórico que fundamenta nossa prática educativa é essencial para garantir uma mediação significativa, crítica e transformadora.