Vejo constantemente que muitos cursos na área de EAD são muito semelhantes, pouco criativos e muitas vezes falhos. Mas o que me deixa sempre muito irritado é o fato de quase nenhum mencionar que o tutor em geral é muito mal remunerado e prestigiado no mundo acadêmico, embora acumule funções técnicas, burocráticas e pedagógicas. Para essas funções em geral as IES pagam melhores salários para seus profissionais, mas o tutor, normalmente alguém com pós graduação, é visto como um bolsista de início de carreira acadêmica.
Re: Tutoria e remuneração, um assunto delicado?
Espera-se da tutoria muita formação, capacitação, habilidades, competências em meio a demandas intermináveis, enquanto o salário não parece condizer com a importância do trabalho, que faz muita diferença para o sucesso do desempenho do estudante e da instituição.
Pra quem não se importa em exercer um trabalho invisível e mal-remunerado, mas de extrema importância no curso EaD, fica a dica: seja tutor/a.
Abs a tod@s!
O que me mais me pega é justamente o fato de ser apenas um bolsista para tanto trabalho exercido.
Penso que isso seja só um reflexo de quanto o professor é desvalorizado em seu trabalho.
Para a tutoria, espera-se uma qualificação especializada que vai além do conteúdo, disponibilidade de tempo que sempre excede às horas contratadas devido à grande demanda, mas a valorização nunca chega... Infelizmente!
Abraços otimistas de que tempos melhores virão...
Elisângela
"Conheço" dois dos diversos tutores que tive em minha faculdade. Ainda converso com os mesmos. E pasme, uma era tutora e foi pra coordenação do curso. Porém, além da coordenação, ela tinha que ser tutora, supervisora, professora, orientadora e eu costumo brincar, que bombeira também, porque, era cada fogo que ela precisava apagar...
Aí, por ela receber somente como coordenadora, ela (obviamente) não passou o valor, mas disse que pelo tanto de papel que ela tinha, a remuneração dela era pouca. Ela acabou pedindo desligamento da IES. :/
Profissionais em inicio de carreira.
Respondendo ao colega sobre a atuação de profissionais como tutor a distância, acredito que todo profissional em inicio de carreira sofre, especialmente quando se trata de trabalhar para iniciativa privada. Infelizmente, o salário do professor é uma vergonha (para alguém que se esforço fez uma graduação dando seu melhor durante 4 anos de formação intensa), isso é uma realidade desmotivante. Percebo que cada vez mais o mercado de trabalho está muito competitivo. Daí a necessidade de estar sempre se qualificando, é no meu caso dado ser de uma cidade interiorana, as qualificações a distância são uma ótima alternativa de aprimoramento profissional.
Re: Profissionais em inicio de carreira.
Concordo, o tutor tem seu papel de relevância no processo educativo na EAD, portanto ele deve ser visto sim com mais valor e deve ser melhor remunerado, pois está ativamente inserido na articulação da aprendizagem.
Realmente, a remuneração paga aos tutores é sempre baixa em relação aos outros professores. Em algumas ocasiões chega até ser desistimulador ler os editais.
Estou fazendo uma pós de Tutoria, além disso, terminei meu Doutorado sendo monitora de um programa de iniciação Científica.
Ainda não cheguei efetivamente a prestar os editais, mas vendo alguns deles, fico refletindo sobre esta remuneração, que chega a ser inferior a um trabalho de serviço operacional, e me sinto desmotivada, sendo que este profissional precisa de boa qualificação (o que exige anos de estudo e preparo) precisa dispor de seus próprios equipamentos tecnológicos e demais insumos como energia, local adequado para o trabalho.
Precisamos evoluir e melhorar muito essas disparidades que não é justa e nem saudável para nossa comunidade educacional como um todo.
Realmente, isso vale para a remuneração de alunos de pós graduação também. Enquanto pagamentos são feitos como bolsas, sem qualquer vínculo empregatício, há a ideia de auxílio e não de valorização do trabalho.
Quando que :
Para ser um professor EAD é preciso ter concluído uma graduação com título de licenciatura, ou seja, a mesma formação de um professor que atua com o ensino presencial.
Penso que não há diferença entre o estudo EAD e o presencial, pois o que vale realmente é o interesse daquele que estuda. Em qualquer uma das opções de estudo, como em qualquer outra área, sempre haverá os que se destacam e os que não fazem jus ao tempo de aprendizado disponível e nem com mil presenciais, assimilariam um conteúdo, justamente por não ser seu real interesse além de um certificado para uma pontuação profissional.