Na minha vivência com a EAD, tenho percebido que o papel do professor mediador vai muito além de apenas repassar conteúdos ou acompanhar fóruns. Somos responsáveis por construir pontes entre os alunos e o conhecimento, acolher dúvidas, estimular a participação e, muitas vezes, até motivar quem está desanimado. Por isso, me pergunto: será que ainda podemos nos ver apenas como facilitadores? Ou já assumimos, de fato, uma posição de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem? Quero muito ouvir a opinião de vocês sobre isso.
O Papel do Professor Mediador na Educação a Distância: Facilitador ou Protagonista do Processo de Ensino-Aprendizagem?
Número de respuestas: 2
En respuesta a Luís Henrique Ramos de Castro
Re: O Papel do Professor Mediador na Educação a Distância: Facilitador ou Protagonista do Processo de Ensino-Aprendizagem?
Olá, tudo bem? Creio que essa visão tem relação com a ideia que o tutor/mediador tem como função principal a correção de trabalhos, talvez ainda nos falte sair de uma posição passiva, para uma postura mais ativa com estratégias diversificadas e colaborativas para a melhoria da qualidade do ensino EaD.
En respuesta a Luís Henrique Ramos de Castro
Re: O Papel do Professor Mediador na Educação a Distância: Facilitador ou Protagonista do Processo de Ensino-Aprendizagem?
Concordo que o professor mediador tem esse papel de promover a participação engajada do aprendente e que isso faz de todos os envolvidos protagonistas no processo de ensino aprendizagem. É muito comum adotar uma visão dualista ou dicotômica em que ou o centro é o professor ou centro é o estudante, quando ambos podem e devem ser protagonistas. Parece-me que se a mediação pedagógica for bem sucedida é exatamente isso que se busca.