Vitória Ferreira guarachi

Vitória Ferreira guarachi

by Vitória Ferreira Guarachi -
Number of replies: 0

Ao estudar o conteúdo deste módulo, percebi ainda mais a importância de conhecer as legislações, principalmente no campo da educação. Elas não servem apenas como regras, mas como garantias de direitos que asseguram a todos os alunos o acesso à aprendizagem de forma justa e inclusiva. Para mim, é fundamental ter esse conhecimento, pois ele me dá segurança para atuar na monitoria, ajudando a garantir que nenhum estudante seja prejudicado por falta de adaptação ou por práticas excludentes.

Antes dessa leitura, eu já sabia que a inclusão estava prevista em lei e que a escola deve se organizar para atender à diversidade dos alunos, mas não conhecia em profundidade quais eram as legislações que dão suporte a isso. Esse estudo me ajudou a compreender melhor os deveres das instituições e dos profissionais, além de reforçar a importância de olhar para cada aluno de forma única.

O aprendizado que levo é que a inclusão não é apenas uma questão pedagógica, mas um direito legal e uma responsabilidade de todos. Isso me motiva a atuar na monitoria de ensino inclusivo com mais consciência, sabendo que meu papel pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais acolhedor, justo e transformador.