Missão

Missão

por Brenda Ferreira Leal Rocha -
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É essencial que o monitor de ensino conheça profundamente a instituição e sua abordagem de inclusão educacional, pois isso impacta diretamente a eficácia do seu trabalho.

Aqui estão 3 tópicos sobre essa importância:

1. Alinhamento com a Missão, Políticas e Regimento Interno

Conhecer a fundo a instituição significa entender seus valores, missão e, principalmente, suas políticas de inclusão documentadas (como o Plano Político Pedagógico - PPP).

Importância para o Monitor: Permite que o monitor atue de forma coerente e legalmente segura. Por exemplo, um monitor precisa saber se a escola adota o modelo de inclusão plena, se oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais, e quais são os procedimentos internos para o uso de recursos de tecnologia assistiva. O desconhecimento pode levar a práticas isoladas ou que contradizem o que a escola se propõe a fazer.

2. Compreensão da Cultura e Estrutura de Apoio à Inclusão

Cada instituição possui uma cultura única de como a inclusão é vivida no dia a dia. Isso envolve saber quem são os profissionais envolvidos e como eles trabalham em rede.

Importância para o Monitor: Permite que o monitor identifique e acione a rede de apoio adequada. O monitor não trabalha sozinho. Ele precisa saber:

Quem é o professor de AEE (especialista)?

Qual é o papel do coordenador pedagógico?

Como é feita a comunicação com a família do aluno?

A compreensão dessa estrutura garante que as necessidades específicas do aluno sejam comunicadas ao profissional mais habilitado, otimizando o processo de ensino-aprendizagem.

3. Adequação da Prática Pedagógica e Uso de Recursos

A compreensão da inclusão educacional não é apenas teórica; ela deve ser traduzida em ações práticas e uso de materiais.

Importância para o Monitor: O monitor pode adaptar e mediar o conteúdo de forma eficaz e conforme os recursos disponíveis. É crucial saber qual metodologia adaptativa a instituição incentiva (ex: Comunicação Alternativa e Aumentativa - CAA, adaptação de provas, uso de materiais táteis) e quais materiais (como softwares, impressoras Braille ou materiais concretos) ele pode acessar e utilizar. Sem esse conhecimento, o monitor pode desperdiçar tempo criando materiais duplicados ou utilizando métodos que não estão alinhados com o Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) do aluno