tópico

tópico

por Laura Nogueira -
Número de respostas: 0

a leitura do conteúdo deste módulo me fez perceber o quanto é fundamental conhecer as legislações relacionadas à educação e inclusão. As leis garantem os direitos dos estudantes com necessidades especiais e orientam as práticas que devemos seguir para promover um ensino justo e acessível a todos. Entender essas normas ajuda a monitorar melhor as ações na escola, respeitando as diferenças e colaborando para um ambiente mais inclusivo.

Antes deste módulo, eu já tinha noção de algumas leis básicas, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Constituição Federal, que asseguram o direito à educação para todos. Porém, o conteúdo aprofundou meu conhecimento sobre as responsabilidades dos profissionais da educação e sobre a importância de respeitar os direitos dos alunos. Isso me auxiliou bastante na minha atuação como monitor, pois agora sei como apoiar melhor os professores e alunos dentro do que a legislação prevê.

O que mais aprendi foi que a inclusão não é só uma prática, mas um compromisso legal e social. A partir desse aprendizado, sinto-me mais preparado para agir com consciência, garantindo que todos tenham acesso à aprendizagem de forma digna e respeitosa. Saber das leis me dá segurança para contribuir efetivamente para a construção de uma educação mais inclusiva.