O artigo 205 da CF/88, traz que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A leitura deste módulo reforçou como é importante conhecer as legislações educacionais e de inclusão, pois elas garantem direitos e orientam práticas mais justas. Compreender essas leis ajuda a entender o papel da instituição, os direitos dos/as estudantes com necessidades educacionais específicas e a atuação correta do/a monitor/a, evitando práticas excludentes, mesmo que involuntárias.
Antes do módulo, eu já tinha noções gerais sobre a Constituição, a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão. Porém, os conteúdos ajudaram a relacionar melhor a legislação com a prática cotidiana da escola, mostrando como esses direitos devem ser efetivados no trabalho do monitor de ensino inclusivo.
Como principal aprendizado, destaco a compreensão da monitoria como uma ação pedagógica baseada nos direitos humanos. O módulo contribuiu para fortalecer minha atuação, destacando a importância do respeito às diferenças, do planejamento e do trabalho colaborativo para que a inclusão aconteça de forma efetiva.
Antes do módulo, eu já tinha noções gerais sobre a Constituição, a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão. Porém, os conteúdos ajudaram a relacionar melhor a legislação com a prática cotidiana da escola, mostrando como esses direitos devem ser efetivados no trabalho do monitor de ensino inclusivo.
Como principal aprendizado, destaco a compreensão da monitoria como uma ação pedagógica baseada nos direitos humanos. O módulo contribuiu para fortalecer minha atuação, destacando a importância do respeito às diferenças, do planejamento e do trabalho colaborativo para que a inclusão aconteça de forma efetiva.