Reflexão

Reflexão

by MARIA DO CARMO SOUZA DA SILVA MORAES -
Number of replies: 0

Boa noite caros colegas.

A leitura sobre as legislações que fundamentam a Educação Inclusiva reforça a essencialidade de se ter um conhecimento sólido desses marcos legais. As leis não são apenas um conjunto de regras, mas sim o alicerce jurídico e ético que transforma o direito à educação em realidade para todos os estudantes. Conhecer a legislação é fundamental porque ela legitima nossa ação, nos dá segurança jurídica para exigir e implementar práticas inclusivas e, crucialmente, torna o sistema de ensino responsável pela remoção de barreiras – garantindo que a inclusão não seja um favor, mas sim um dever do Estado e da escola. Anteriormente, eu já tinha uma visão geral sobre a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o princípio da igualdade de acesso e permanência, além de reconhecer a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE). No entanto, faltava a compreensão detalhada das nuances e do arcabouço específico que articula a inclusão, como a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O conteúdo do módulo foi diretamente impactante para a minha atuação na monitoria de ensino inclusiva. Aprofundar o conhecimento no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI/PEI), por exemplo, me forneceu ferramentas práticas para auxiliar na adaptação de materiais e na elaboração de estratégias pedagógicas que atendam a diversidade de necessidades dos alunos, indo além de simples adaptações pontuais. Além disso, a clareza sobre o papel e as atribuições do monitor e do professor do AEE em relação ao professor regente fortaleceu minha capacidade de comunicação e colaboração interdisciplinar.