Minhas reflexões

Minhas reflexões

by Sara Jane Gomes -
Number of replies: 0

A leitura deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que orientam a educação e a inclusão. Compreender essas normas é fundamental para garantir que os direitos dos estudantes sejam respeitados e que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às políticas públicas. Além disso, o conhecimento das leis dá mais segurança ao profissional, que passa a atuar com consciência, responsabilidade e embasamento.

Antes do módulo, eu já tinha uma noção geral sobre as leis que asseguram a educação inclusiva, como a LDB, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e algumas diretrizes sobre o Atendimento Educacional Especializado. Porém, muitos detalhes e articulações entre essas legislações ficaram mais claros ao longo dos estudos. Essa compreensão ampliada me ajudou a perceber melhor o papel da escola e dos profissionais no processo de inclusão.

O conteúdo contribuiu diretamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois ofereceu subsídios práticos e teóricos para reconhecer necessidades dos alunos, colaborar com os professores e apoiar estratégias pedagógicas mais adequadas. Como aprendizado principal, destaco a importância de enxergar a inclusão não apenas como uma obrigação legal, mas como um compromisso ético e humano que exige conhecimento, sensibilidade e ação constante.