Diversas

Diversas

por Gustavo Henrique Bezerra Correia -
Número de respostas: 0

A leitura do conteúdo deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações educacionais, pois elas garantem direitos, orientam práticas pedagógicas e dão segurança tanto para os estudantes quanto para os profissionais da educação. Ter esse conhecimento ajuda o monitor de ensino inclusivo a atuar de forma mais responsável, ética e alinhada às normas legais, evitando práticas excludentes e fortalecendo a inclusão como um direito, e não como um favor.

Eu já tinha noções básicas sobre a LDB e sobre o direito à educação inclusiva, mas o módulo aprofundou meu entendimento ao relacionar a legislação com a prática cotidiana da escola e com o papel do monitor. Compreender melhor dispositivos legais e a atuação de setores como o NAPNE ampliou minha visão sobre o suporte institucional disponível aos estudantes público-alvo da educação especial.

Como aprendizado principal, destaco a compreensão de que a inclusão se constrói diariamente, por meio de atitudes, empatia, mediação e conhecimento. Os conteúdos apresentados contribuíram para fortalecer minha atuação na monitoria inclusiva, mostrando que o monitor é um agente fundamental na promoção da acessibilidade, no diálogo com os alunos e no apoio ao processo de ensino-aprendizagem de forma mais justa e humana.