A leitura do conteúdo deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que orientam a educação e, especialmente, a educação inclusiva. Ter esse conhecimento é fundamental para garantir que os direitos dos estudantes sejam respeitados e que as práticas pedagógicas estejam alinhadas aos princípios da equidade, do acesso e da permanência. As leis oferecem suporte para a atuação do monitor, dando segurança e embasamento às ações desenvolvidas no ambiente educacional.
Antes do módulo, eu já tinha conhecimento básico sobre algumas leis relacionadas à educação e à inclusão, como a garantia do direito à educação para todos e a importância da acessibilidade. No entanto, os conteúdos apresentados ampliaram minha compreensão sobre o papel da legislação na organização do ensino e na promoção de práticas inclusivas mais efetivas, mostrando que a inclusão vai além do discurso e precisa estar presente nas ações cotidianas.
Os estudos contribuíram diretamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, principalmente ao destacar a importância da mediação, do acolhimento e da adaptação das estratégias de aprendizagem às necessidades dos estudantes. Como aprendizado, levo a consciência de que o monitor tem um papel ativo na construção de um ambiente educacional mais justo e acessível, devendo atuar com empatia, responsabilidade e compromisso com a inclusão.