Reflexão

Reflexão

by Lorivânia De Oliveira Medeiros -
Number of replies: 0

O conhecimento das legislações educacionais é fundamental, pois elas são as "regras do jogo" que garantem o direito à educação de qualidade para todos, estabelecendo diretrizes e responsabilidades para o Estado e a sociedade. Elas formam a base do sistema educacional brasileiro, assegurando o acesso, a permanência e o pleno desenvolvimento dos alunos, o que é especialmente crítico para a educação inclusiva. Antes do módulo, eu tinha uma compreensão geral de que a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) regiam a educação, e sabia da existência de leis específicas para a inclusão. No entanto, meu conhecimento era superficial quanto aos detalhes e à amplitude dessas normas, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI, ou Estatuto da Pessoa com Deficiência) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), que aprofundam e detalham como a inclusão deve ser efetivada. Os conteúdos do módulo me ajudaram na minha atuação na monitoria de ensino inclusiva de diversas formas.