Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas orientam, legitimam e dão respaldo às práticas educacionais, especialmente no campo da inclusão. As leis garantem direitos, definem deveres e ajudam a compreender que a educação inclusiva não é uma opção ou favor, mas uma obrigação legal e ética do Estado e das instituições de ensino. Conhecer a legislação permite que o/a educador/a atue de forma mais crítica, consciente e segura, além de possibilitar a defesa dos direitos dos estudantes diante de situações de exclusão ou negligência.
Antes do aprofundamento nos conteúdos, eu já tinha conhecimento básico sobre algumas leis da educação e da inclusão, como a LDB, a Constituição Federal e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, principalmente no que se refere ao direito de acesso e permanência na escola. No entanto, esse conhecimento era mais superficial e pouco articulado com a prática cotidiana.
Os conteúdos estudados contribuíram de forma significativa para a minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois ampliaram minha compreensão sobre o papel do monitor como agente mediador do processo de aprendizagem, e não apenas como apoio técnico. A partir das legislações, passei a compreender melhor a importância das adaptações pedagógicas, do respeito às especificidades dos estudantes, da promoção da autonomia e da construção de um ambiente educacional acessível e acolhedor.
Como aprendizado, levo a compreensão de que a inclusão se constrói na prática diária, fundamentada em princípios legais, pedagógicos e humanos. Aprendi que conhecer a legislação fortalece a atuação profissional, promove uma postura ética e crítica e contribui para transformar a escola em um espaço mais justo, democrático e verdadeiramente inclusivo.