Conceitos sobre Legislação

Conceitos sobre Legislação

por Claudia Regina Toccoli -
Número de respostas: 0

Ter conhecimento das legislações é importante porque elas garantem direitos, orientam deveres e asseguram que a educação seja oferecida de forma justa e igualitária para todos. As leis educacionais e de inclusão fundamentam as práticas pedagógicas, protegem os estudantes e dão respaldo ao trabalho dos profissionais da educação.

Antes de aprofundar os estudos, eu já conhecia algumas leis da educação e da inclusão, como o direito de todos à escola regular e a necessidade de atendimento educacional especializado. No entanto, esse conhecimento era mais geral e pouco detalhado.

Os conteúdos estudados contribuíram significativamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois ampliaram minha compreensão sobre o papel do monitor, a importância das adaptações pedagógicas, do respeito às individualidades e da colaboração com o professor. Passei a compreender melhor como agir de forma ética, responsável e alinhada às necessidades dos alunos.

Como aprendizado, levo a importância de conhecer a legislação para garantir práticas inclusivas, promover a equidade e atuar com mais segurança, consciência e sensibilidade diante da diversidade presente no contexto escolar.