Ter conhecimento das legislações é muito importante porque elas garantem direitos e orientam a prática educacional. No contexto da educação inclusiva, as leis asseguram que todos os estudantes, independentemente de suas diferenças ou necessidades, tenham acesso à educação de qualidade, com respeito, dignidade e igualdade de oportunidades. Conhecer a legislação ajuda o monitor a agir de forma correta, ética e responsável, além de possibilitar a defesa dos direitos dos alunos quando necessário.
Antes de aprofundar os estudos, eu já tinha algum conhecimento sobre as leis da educação e da inclusão, como a importância da educação inclusiva, o direito ao atendimento educacional especializado e o princípio de que a escola deve se adaptar ao aluno, e não o contrário. No entanto, esse conhecimento era mais geral e pouco aprofundado.
Os conteúdos estudados contribuíram muito para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois ampliaram minha compreensão sobre o papel do monitor, mostrando que não se trata apenas de auxiliar o aluno, mas de colaborar com o professor, promover a inclusão, respeitar as diferenças e favorecer a autonomia do estudante. Também ajudaram a compreender melhor as responsabilidades da escola e dos profissionais da educação diante da diversidade.
Como aprendizado, levo a importância de conhecer e respeitar as leis, de atuar com empatia e compromisso, e de compreender que a inclusão é um processo coletivo, que exige formação contínua, diálogo e práticas pedagógicas adequadas. Esses conhecimentos fortalecem minha atuação como monitora e contribuem para uma educação mais justa e inclusiva.