Compreender as legislações pertinentes revela-se uma condição para a condução de práticas educacionais legítimas e eficazes, pois tais normativas não apenas norteiam a atuação docente e institucional, como conferem amparo jurídico aos direitos e obrigações que permeiam a experiência escolar, tanto de estudantes quanto de profissionais da educação. No âmbito da educação inclusiva, o arcabouço legal assume um papel ainda mais relevante, ao garantir o acesso, a permanência e o processo de aprendizagem de todos os educandos, com especial atenção às pessoas com deficiência, transtornos ou necessidades educacionais específicas.
Antes de empreender uma investigação mais aprofundada sobre esse conjunto de leis, detinha apenas noções elementares acerca de alguns dispositivos legais referentes à educação e à inclusão, tais como a primazia do direito universal à educação, a obrigatoriedade do atendimento educacional especializado e o princípio basilar da igualdade de oportunidades. Todavia, os conteúdos explorados nos estudos posteriores exerceram contribuição inegável sobre minha prática enquanto monitor de ensino inclusivo, ao expandirem minha compreensão acerca das atribuições do monitor, das adaptações pedagógicas exigíveis e da necessidade imperativa de respeitar as singularidades dos alunos.
Esse aprofundamento propiciou-me uma percepção mais acurada dos limites e das potencialidades inerentes à minha atuação, bem como evidenciou a imprescindibilidade de um trabalho colaborativo com docentes e com a equipe pedagógica, sempre ancorado nas garantias legais asseguradas aos estudantes.
Do processo formativo, extraio a convicção de que a inclusão transcende a mera disposição benevolente: ela pressupõe conhecimento técnico, responsabilidade ética e compromisso irrestrito com os direitos positivados em norma. Aprendi que a legislação constitui uma aliada indispensável na edificação de uma educação mais equitativa e inclusiva e que, quanto mais instruídos estivermos em relação aos imperativos legais, mais qualificada e significativa será nossa prática profissional, bem como nossa contribuição para o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os educandos.