estudo das legislações educacionais

estudo das legislações educacionais

por kamilly brito -
Número de respostas: 0

O estudo das legislações educacionais é fundamental para garantir que os direitos dos estudantes sejam respeitados e assegurados no ambiente escolar. Conhecer as leis relacionadas à educação inclusiva permite compreender que a inclusão é um direito garantido por lei e que a escola deve promover condições adequadas para o acesso, permanência e aprendizagem de todos. Antes do curso, eu já tinha noções básicas sobre a importância da inclusão, mas agora compreendo melhor as leis que amparam os estudantes com deficiência e a responsabilidade das instituições de ensino.

Os conteúdos estudados contribuíram significativamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, pois ampliaram meu olhar sobre a importância de adaptar práticas pedagógicas, respeitar as diferenças e promover a participação de todos os alunos. Como aprendizado, compreendi que o monitor tem um papel essencial no apoio ao professor e aos estudantes, ajudando a reduzir barreiras e promovendo um ambiente escolar mais acolhedor, acessível e inclusivo para todos.