A leitura do módulo reforçou para mim a importância de conhecer as legislações que garantem o direito à educação inclusiva. Entender leis como a Constituição Federal, a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão é essencial para que possamos atuar com segurança, responsabilidade e respeito, assegurando que todos os estudantes tenham igualdade de acesso e oportunidades na escola. Esse conhecimento também nos ajuda a reconhecer e combater práticas discriminatórias, promovendo um ambiente mais justo e acolhedor.
Antes, eu já tinha uma noção básica de que a educação é um direito de todos, mas não conhecia em detalhes as leis que garantem o atendimento educacional especializado e o acompanhamento de estudantes com deficiência ou transtornos de aprendizagem. Com o conteúdo estudado, pude ampliar minha compreensão sobre a importância de adaptar práticas pedagógicas e valorizar as diferenças no ambiente escolar.
Como aprendizado, levo a consciência de que o papel do monitor vai além de auxiliar nas atividades: envolve também mediar a aprendizagem de forma inclusiva, respeitando as necessidades de cada estudante. Esse módulo contribuiu para fortalecer minha atuação, tornando-a mais consciente, sensível e alinhada aos princípios da inclusão educacional.