Educação inclusiva

Educação inclusiva

de Andréia da Silva -
Número de respuestas: 0

A leitura do conteúdo deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que regulamentam a educação inclusiva. Compreender normas como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº 9.394/1996) permite ao monitor de ensino atuar com segurança e fundamentação, garantindo que os direitos dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) sejam respeitados e efetivamente promovidos. Antes, eu já tinha conhecimento básico sobre o direito à educação inclusiva, mas a leitura detalhada das legislações ampliou minha compreensão sobre obrigações institucionais e práticas pedagógicas adaptadas.
Os conteúdos do módulo foram especialmente relevantes para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois forneceram orientações concretas sobre como mediar e apoiar o aprendizado de estudantes com diferentes necessidades. Aprendi que conhecer as políticas educacionais da instituição e as ferramentas legais disponíveis permite planejar estratégias pedagógicas mais eficazes, garantindo equidade no acesso ao conhecimento. Além disso, a reflexão sobre os princípios da inclusão me auxiliou a perceber que a atuação do monitor vai além do suporte acadêmico, envolvendo respeito, valorização da diversidade e incentivo à participação ativa de todos os estudantes.
Como aprendizado principal, destaco a compreensão de que a inclusão não se limita à presença física dos estudantes na sala de aula, mas exige um compromisso contínuo com a adaptação de métodos, materiais e avaliações, além da promoção de um ambiente acolhedor e acessível. Esse entendimento fortalece minha prática enquanto monitor, permitindo atuar de forma mais consciente e alinhada às necessidades de cada aluno, contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva.