A leitura do módulo sobre legislação, conceitos e princípios da educação inclusiva reforçou para mim a importância de conhecer as leis que garantem o direito à educação para todos. Ter esse conhecimento não é apenas uma exigência formal, mas uma ferramenta essencial para assegurar que os estudantes tenham seus direitos respeitados. As legislações orientam práticas, fundamentam ações pedagógicas e ajudam o monitor a atuar com mais segurança, especialmente diante de situações que envolvem acessibilidade, adaptação.
Antes do curso, eu já tinha uma noção geral sobre a existência de leis voltadas à inclusão, mas não compreendia com profundidade como elas impactam diretamente o cotidiano escolar. O conteúdo ampliou minha visão, mostrando que a inclusão não se resume à presença do aluno, mas envolve participação ativa e aprendizagem significativa. Isso me ajudou a perceber melhor o meu papel como monitor, principalmente na mediação do conhecimento e no apoio às necessidades específicas dos estudantes.
Como aprendizado principal, destaco a importância de uma postura mais consciente, empática e fundamentada. Compreender os princípios da educação inclusiva me permite planejar melhor minhas ações, colaborar de forma mais efetiva com professores e contribuir para um ambiente educacional mais justo. Esse conhecimento fortalece minha atuação e me motiva a continuar aprendendo e aprimorando minhas práticas.