inclusão

inclusão

de Amanda Dourado Gonzalez -
Número de respuestas: 0

O estudo das legislações educacionais e inclusivas é fundamental para orientar uma prática profissional ética, consciente e comprometida com os direitos dos estudantes. Conhecer as leis permite compreender que a inclusão não é apenas uma escolha pedagógica, mas um direito garantido, assegurando o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos. Além disso, o domínio dessas normativas fortalece a atuação do monitor, pois oferece respaldo para tomadas de decisão no cotidiano escolar.

Antes do módulo, eu já tinha contato com princípios da educação inclusiva e algumas legislações, mas o aprofundamento proporcionado ampliou minha compreensão sobre a importância de garantir equidade no processo educativo. Os conteúdos estudados contribuíram significativamente para minha atuação na monitoria, especialmente ao evidenciar a necessidade de olhar para as singularidades dos estudantes e de promover estratégias que favoreçam sua participação ativa e autonomia.

Como aprendizado, destaco a importância da atuação colaborativa entre os profissionais da educação e o compromisso com práticas inclusivas que respeitem as diferenças. O módulo reforçou que a inclusão é um processo contínuo, que exige conhecimento, sensibilidade e reflexão constante, contribuindo para a construção de um ambiente educacional mais justo e acessível a todos.