Mediação Pedagógica

Mediação Pedagógica

por Alexsandra Indiara Lima Griebler -
Número de respostas: 0

A mediação pedagógica, à luz das ideias de Lev Vygotsky, me fez refletir sobre como pequenas ações do dia a dia têm um grande impacto na aprendizagem. No meu cotidiano, percebo que orientar, escutar e incentivar são formas de mediar o conhecimento. Não se trata apenas de ensinar conteúdos, mas de ajudar o aluno a pensar, participar e construir sentido para o que aprende.

Esses conteúdos também me mostram que posso contribuir com o grupo ao compartilhar experiências práticas, dificuldades e estratégias que funcionam no dia a dia. Ao trocar vivências, conseguimos aprender uns com os outros e enriquecer o processo de aprendizagem, tornando-o mais colaborativo e significativo.

Além disso, conectar o que aprendemos com nossas experiências pessoais, culturais e sociais amplia muito nosso entendimento. Quando relacionamos a teoria com a realidade, o aprendizado deixa de ser algo distante e passa a fazer sentido. Cada contexto traz novos olhares e possibilidades, o que fortalece a construção do conhecimento de forma mais humana, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade.