Os conteúdos estudados, especialmente as ideias de Lev Vygotsky, me ajudaram a olhar para o meu cotidiano com mais atenção às interações que acontecem no dia a dia. Percebi que momentos simples, como uma conversa, uma brincadeira ou uma orientação, são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Isso fez com que eu valorizasse mais o diálogo e a escuta, entendendo que ensinar não é apenas transmitir conteúdo, mas construir conhecimento junto com o outro.
Acredito que posso contribuir com a aprendizagem dos demais participantes ao compartilhar experiências práticas, principalmente do contexto escolar. Trazer exemplos reais de como a linguagem pode ser estimulada, respeitando o tempo e as necessidades de cada aluno, pode ajudar a tornar o conteúdo mais próximo da realidade de todos.
Além disso, conectar o que aprendemos com nossas experiências pessoais, culturais e sociais é essencial para dar sentido ao conhecimento. Quando relacionamos a teoria com situações reais, conseguimos compreender melhor e aplicar de forma mais significativa. Cada pessoa traz sua vivência, sua cultura e sua forma de ver o mundo, e isso enriquece muito o aprendizado coletivo, tornando-o mais completo e humano.