Olá, pessoal! 👋
Depois de ler o texto sobre "Vieses inconscientes na comunicação", comecei a reparar como muitas discussões que tive no trabalho ou em casa escalaram por causa de uma palavra mal colocada ou de uma interpretação apressada.
Uma coisa que me ajudou foi tentar aplicar o roteiro: fato → sentimento → necessidade → pedido.
Alguém mais tentou aplicar alguma técnica parecida? Como foi a experiência?
Fiquei curioso para saber se vocês já perceberam situações em que uma pergunta aberta (ex: "o que você gostaria que acontecesse?") funcionou melhor do que uma afirmação fechada.
In reply to Lucas Alencar dos Santos
Re: Vieses inconscientes na comunicação
O que funcionou para mim foi combinar duas dicas do vídeo da aula 3: primeiro, respirar fundo por 3 segundos (isso quebra o automático) e, segundo, repetir a última frase da pessoa com minhas palavras antes de responder.
No começo parecia artificial, mas depois virou um hábito leve. Que tal a gente tentar juntos um "desafio das pausas" durante esta semana? Podemos compartilhar os resultados aqui no sábado.
Ah, e obrigado por trazer esse exemplo – me ajudou a me sentir menos sozinho nessa jornada. 😊
No começo parecia artificial, mas depois virou um hábito leve. Que tal a gente tentar juntos um "desafio das pausas" durante esta semana? Podemos compartilhar os resultados aqui no sábado.
Ah, e obrigado por trazer esse exemplo – me ajudou a me sentir menos sozinho nessa jornada. 😊