Educação e inclusão

Educação e inclusão

by Driele Cláudio Moura da Silva Lima -
Number of replies: 0

O estudo das legislações da educação e da inclusão é muito importante para que possamos compreender os direitos dos alunos e garantir uma educação mais justa e acessível para todos. Antes desse módulo, eu já tinha algum conhecimento sobre a inclusão escolar e sobre a importância da educação especial, mas não conhecia de forma mais aprofundada as leis que asseguram esses direitos. A leitura dos conteúdos me ajudou a entender melhor o papel da escola, dos profissionais da educação e da família no processo inclusivo.

Os conteúdos também contribuíram para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois me fizeram refletir sobre a necessidade de respeitar as particularidades de cada aluno e oferecer apoio adequado para seu desenvolvimento. Com esse aprendizado, percebi que a inclusão vai além da presença do aluno na escola, sendo necessário promover participação, acolhimento e oportunidades reais de aprendizagem. Levo como aprendizado a importância de buscar sempre mais conhecimento para atuar de forma ética, responsável e humana no ambiente escolar.