experiência com o curso.

experiência com o curso.

by Jean Douglas Nunes Pierre -
Number of replies: 0

Como estudante de Pedagogia, percebo que fazer cursos na área de educação especial foi decisivo para transformar minha visão de mundo e da prática docente. O contato com os conteúdos me deu mais sensibilidade para enxergar que cada aluno tem seu próprio tempo, suas dificuldades e, principalmente, suas potencialidades. Ao mesmo tempo, entender e dominar as legislações — como a LDB, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência — deixou claro que incluir vai muito além de adaptar uma atividade: é garantir direitos, assegurar acesso, permanência e participação com dignidade. Unir a formação teórica ao conhecimento legal me fez compreender que empatia, paciência e respeito só se concretizam quando sabemos quais são os deveres da escola e os direitos de cada estudante. Hoje vejo que pequenos gestos de acolhimento, respaldados por lei e por estudo, têm força para mudar trajetórias e construir um ambiente escolar mais justo, humano e igualitário.