Compreender as legislações que fundamentam a educação inclusiva — como a Constituição Federal, a LDB e as diretrizes específicas da área — é um passo indispensável para qualquer profissional da educação. Antes de iniciar este módulo, eu já tinha um conhecimento prévio de que o acesso à escola é um direito constitucional de todos, mas a leitura dos materiais me permitiu enxergar como esse direito se desdobra em garantias práticas no cotidiano escolar. A lei deixa de ser apenas um texto técnico e passa a ser uma ferramenta de garantia de direitos e de dignidade humana.
Para a minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, esses conteúdos foram esclarecedores. Eles me ajudaram a entender que a inclusão não é um ato de caridade ou mera boa vontade, mas sim uma obrigação legal e institucional que exige adaptações pedagógicas, acessibilidade e respeito às singularidades de cada estudante. Saber o embasamento legal me dá muito mais segurança para tomar decisões no dia a dia, dialogar com a equipe pedagógica e acolher os alunos de forma justa e eficiente.
O maior aprendizado que levo deste módulo é que o monitor de ensino inclusivo é um agente ativo na materialização dessas leis. Não basta que o direito esteja escrito no papel; ele precisa ganhar vida dentro da sala de aula. Saio dessa leitura com a certeza de que o conhecimento técnico e o domínio da legislação fortalecem a nossa prática, transformando a teoria em uma inclusão que realmente acolhe, transforma e emancipa os estudantes.