Reflexão sobre as leituras

Reflexão sobre as leituras

por SUZANE DE SOUZA GOMES -
Número de respostas: 0

Conhecer as legislações relacionadas à educação e à inclusão é fundamental para compreender os direitos dos estudantes e orientar a prática pedagógica de forma mais justa, acessível e responsável. Essas leis reforçam que a inclusão não é apenas uma opção, mas um direito que deve ser garantido a todos, independentemente de suas condições.

Antes do estudo mais aprofundado sobre o tema, eu já tinha algum contato com a educação inclusiva por meio da minha participação no PIBID, na rede municipal. Nessa experiência, acompanhei alunos autistas e auxiliei em atividades de leitura e assimilação de grafemas, o que me permitiu perceber a importância do acompanhamento individualizado e de estratégias adaptadas ao ritmo de cada estudante.

Os conteúdos estudados contribuíram para ampliar minha visão sobre a inclusão escolar, destacando a relevância da acessibilidade, do respeito às diferenças e do uso de práticas pedagógicas adequadas. Como aprendizado, levo a importância da empatia, da paciência e do compromisso com uma educação que valorize a participação e o desenvolvimento de todos os alunos.