Entendi que conhecer as leis é fundamental para garantir os direitos dos estudantes e ajudar a construir uma escola mais justa e acessível para todos. Antes do curso, eu já tinha escutado falar sobre algumas leis de inclusão, como o direito de alguns alunos terem um acompanhamento individual especializado para auxiliar em sua aprendizagem e participação na escola, mas não conhecia muitos detalhes sobre essas garantias.
Os conteúdos estudados me ajudaram a entender melhor o papel da tutoria no ensino inclusivo e a importância de respeitar as necessidades de cada aluno. Aprendi que a inclusão não significa apenas estar presente na sala de aula, mas também ter condições adequadas para aprender e se desenvolver. Esse conhecimento me da mais segurança para desenvolver minhas atividades como monitora e oferecer apoio de forma mais preparada e responsável.
Como aprendizado, levo o entendimento de que todos os estudantes têm direito a educação de qualidade e que conhecer as legislações é uma maneira de ajudar a garantir que esses direitos sejam respeitados.