Legislação

Legislação

por Thais Lermen de Oliveira -
Número de respostas: 0

conteúdo deste módulo ampliou minha compreensão sobre a relevância das normas que asseguram o acesso à educação e promovem a inclusão. Essas legislações garantem que todos os alunos tenham condições de aprender em um ambiente acessível, com equidade, valorização das diferenças e atendimento às suas necessidades específicas. Antes de estudar esse tema, eu já possuía conhecimentos básicos sobre educação inclusiva e os direitos das pessoas com deficiência, porém não entendia de forma tão aprofundada como a legislação contribui para assegurar esses direitos.

Os assuntos abordados também fortaleceram meu entendimento sobre a função da monitoria no contexto da educação inclusiva. Compreendi que o monitor deve oferecer apoio de maneira respeitosa, acolhedora e colaborativa, favorecendo a participação de todos os estudantes nas atividades escolares. Além disso, percebi que o domínio da legislação é essencial para uma atuação mais consciente, ética e comprometida, contribuindo para que os direitos dos alunos sejam efetivamente garantidos no cotidiano educacional.