Andragogia

Andragogia

por Amanda Alves -
Número de respostas: 10

Excelentes contribuições dos conceitos andragógicos no processo ensino-aprendizagem. Além de facilitar para o docente compreender seus alunos, prover métodos variados de ensino.

Ainda não tinha estudado os conceitos sobre os estilos da aprendizagem, embora já os tenha aplicado em sala de aula quando lecionei na Educação de Jovens e Adultos. Agora, entendendo melhor os conceitos, compreendo como a utilização de diferentes metodologias podem facilitar na aprendizagem dos estudantes. 

Dentre as experiências que tive, percebi que meus alunos acompanham melhor o estilo visual, em que compreendem melhor e conseguem dar exemplos com algo que já vivenciaram.

Alguém mais tem essa percepção ou que outro exemplo poderia compartilhar?

Em resposta à Amanda Alves

Re: Andragogia

por VALDENICE DE SOUSA ARAUJO -
Excelente comentário! Quando o educador conecta um novo conceito teórico às vivências práticas que esse aluno já enfrentou no passado, o processo de ensino deixa de ser meramente memorístico e torna-se uma aprendizagem significativa (nos termos de Ausubel). A experiência prévia funciona como uma "âncora": ela dá sentido e utilidade imediata ao novo conteúdo, aumentando o engajamento e a retenção.
Em resposta à VALDENICE DE SOUSA ARAUJO

por Amanda Alves -
Exatamente, Valdenice. Obrigada pela interação.

por Amanda Rodrigues Leal -
Concordo com sua colocação. Também leciono para adultos de forma presencial e sempre tento variar as metodologias (leitura, escrita, aplicação prática, uso de imagens, etc.), além de tentar relacionar o conteúdo teórico com as vivências práticas dos estudantes. Percebo que eles aprendem melhor quando conseguem associar o conteúdo com suas experiências vividas. Apesar de já aplicar alguns conhecimentos abordados nesse módulo, eu ainda não conhecia o conceito de andragogia.

por Patricia da Silva Coutinho -
Olá, Amanda!

Também tive essa percepção ao estudar os materiais do curso. Muitas vezes já utilizamos diferentes estratégias em sala de aula, mas sem conhecer os conceitos que as fundamentam. Compreender os estilos de aprendizagem ajuda a planejar atividades mais diversificadas e inclusivas.

Na minha experiência, além dos recursos visuais, percebo que muitos estudantes aprendem melhor quando conseguem relacionar o conteúdo com situações reais do seu cotidiano. Estudos de caso, resolução de problemas e momentos de troca entre os colegas costumam gerar bastante envolvimento, especialmente na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional. Acredito que combinar diferentes metodologias é a melhor forma de atender às necessidades de uma turma tão diversa.
Em resposta à Patricia da Silva Coutinho

por Amanda Alves -
Concordo, Patrícia! Relacionar conteúdo com conhecimento prévio do aluno ajuda muito nessa construção do conhecimento. Facilita até o debate e dar abertura para que os estudantes possam sanar suas dúvidas.

por Ilcileia dos Santos Silva -
Nossa, que execelente relato!
Eu ainda não tinha ouvido falar sobre andragogia, estou encantada com a temática, e cada vez mais certa que quero ter a experiência de atuar no ensino e aprendizagem de jovens e adultos!

por Raquel Pompeo Rodrigues -
Prezada colega Amanda Alves, concordo plenamente com teu comentário! Realmente os conceitos andragógicos que foram até o momento abordados nos permitem vislumbrar e compreender melhor os nossos alunos, conhecendo e observando-os em suas especificidades no modo de aprender, o que contribui muito para o planejamento eficaz e mais assertivo de nossas aulas, trazendo mais sentido para a aprendizagem dos nossos alunos.
Um abraço Amanda!