Conhecimento das legislações de educação e inclusão

Conhecimento das legislações de educação e inclusão

por Vitória Fabíola Pires de Freitas Dias -
Número de respostas: 0

Refletir sobre o conhecimento das legislações é fundamental porque elas são a base que orienta nossas práticas dentro da instituição. Ter clareza sobre as normas educacionais e de inclusão garante que nossa atuação como monitores esteja alinhada com os direitos dos estudantes e com os princípios de uma educação democrática e justa. Além disso, conhecer essas leis nos dá segurança para agir de forma responsável diante de situações que exigem posicionamento ou encaminhamento adequado.

Antes de estudar mais profundamente, eu já tinha noção de algumas diretrizes gerais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e sabia que a inclusão escolar era um direito assegurado. Porém, ao aprofundar nos conteúdos, percebi como essas legislações detalham os deveres da escola e dos profissionais, reforçando a importância de garantir não apenas o acesso, mas também a permanência e o desenvolvimento pleno dos alunos.

Esses aprendizados me ajudaram na monitoria inclusiva ao ampliar minha compreensão sobre o papel do monitor: apoiar o estudante sem retirar sua autonomia, mediar dificuldades com sensibilidade e reconhecer quando é necessário encaminhar para outros setores de apoio. O maior aprendizado que tiro é que a inclusão não é apenas uma prática pedagógica, mas um compromisso ético e coletivo da comunidade escolar.