A leitura dos conteúdos deste módulo foi muito importante para ampliar minha compreensão sobre a legislação educacional e as políticas de inclusão. Percebi que conhecer as leis é fundamental para garantir que os direitos dos estudantes sejam respeitados e para que a educação seja realmente acessível e inclusiva para todos. Eu já tinha algum conhecimento sobre as leis da educação e sobre a inclusão, principalmente em relação ao direito à educação e ao atendimento dos alunos com necessidades específicas, mas o módulo ajudou a aprofundar esses conhecimentos e a compreender melhor as responsabilidades da escola e dos profissionais da educação.
Os conteúdos também contribuíram diretamente para minha atuação como monitora de ensino inclusiva, pois mostraram a importância de conhecer os direitos dos alunos e de contribuir para um ambiente escolar acolhedor, respeitoso e sem discriminação. Aprendi que a inclusão vai além de simplesmente garantir a presença do estudante na escola: é necessário oferecer condições para que ele participe, aprenda e desenvolva suas potencialidades. Como principal aprendizado, levo a importância de atuar com responsabilidade, empatia e respeito às diferenças, buscando sempre colaborar para uma educação que valorize cada estudante e suas necessidades.