Reflexões sobre a importância das legislações na educação inclusiva
A leitura deste módulo me ajudou a compreender melhor a importância de conhecer as legislações relacionadas à educação e à inclusão. As leis garantem direitos aos estudantes e orientam a escola e os profissionais sobre como promover uma educação de qualidade, respeitando as diferenças e as necessidades de cada aluno. Eu já tinha algum conhecimento sobre a importância da inclusão educacional, mas o conteúdo ampliou minha compreensão sobre os direitos das pessoas com deficiência e sobre a responsabilidade da instituição de ensino em garantir acessibilidade e igualdade de oportunidades.
Os conteúdos estudados também contribuíram para minha atuação como monitor de ensino inclusivo, pois mostraram que o trabalho do monitor vai além de simplesmente auxiliar o aluno nas atividades. É necessário compreender suas necessidades, respeitar sua autonomia, colaborar com os professores e contribuir para sua participação no ambiente escolar. Como principal aprendizado, levo a importância de conhecer e respeitar as leis, valorizar as diferenças e buscar sempre uma educação mais inclusiva, acolhedora e acessível para todos.