Andragogia x Pedagogia

Andragogia x Pedagogia

por Marília Miranda Rodrigues -
Número de respostas: 4

Apesar de encontrar neste curso um conteúdo enriquecedor, me preocupa a dicotomia teórica apresentada entre Andragogia e Pedagogia.

Sim, existem diferenças basais no ensino para adultos e no ensino para crianças. Porém, as diferenciações apresentadas aqui não condizem com o que se espera de uma pedagogia de qualidade nos dias atuais.

Sou Pedagoga e atuo como Formadora de Professores, especialmente para a Educação Infantil, há alguns bons anos e, as teorias contemporâneas sobre a aprendizagem de crianças, mostram muita semelhança com a andragogia: o aluno no centro e no protagonismo de seu processo; a consideração de experiências e conhecimentos prévios; a aproximação e a contextualização dos conteúdos apresentados, relacionando-os ao cotidiano das crianças e, principalmente, o professor não mais como detentor e transmissor de conhecimento, mas sim mediador e facilitador da construção do conhecimento junto aos estudantes.

Em resposta à Marília Miranda Rodrigues

Re: Andragogia x Pedagogia

por Luciana Finco Mendonça -
Prezada Marília!

O título de seu post me chamou atenção e cheguei até aqui.
Pertinente sua observação e, nesta perspectiva, concordo que assim como vimos aqui no curso a conceituação de andragogia como estabelecendo o estudante no centro e protagonizando seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, também percebo a prática pedagógica na educação de crianças e adolescentes contemplarem essa dimensão, na contemporaneidade.
Em resposta à Marília Miranda Rodrigues

Re: Andragogia x Pedagogia

por Samara Souza da Silva -
Compreendo suas preocupações e concordo que a dicotomia rígida entre Andragogia e Pedagogia pode não refletir totalmente a realidade contemporânea da educação. É verdade que as abordagens tradicionais costumavam enfatizar mais as diferenças entre o ensino para adultos e o ensino para crianças. No entanto, as teorias mais recentes sobre a aprendizagem infantil têm enfatizado cada vez mais a importância de abordagens que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, considerando suas experiências e conhecimentos prévios, e reconhecendo o papel do professor como mediador e facilitador.