Geralmente são matérias do dia dia deles. Eu tive a oportunidade de ensinar uma turma onde meu aluno mais novo tinha 60 anos, e para ensinar o alfabeto usei rótulos de alimentos. Isso foi uma proposta em que todos puderam participar.
Em resposta à Teresa Cristina Costa
Re: Materiais para trabalhar com andragogia
por Thiago Lucas Lavander -
Livro: "Educação de Adultos: Andragogia e Pedagogia" por Mirian Goldenberg
Este livro oferece uma análise comparativa entre andragogia e pedagogia, explorando suas diferenças fundamentais e fornecendo insights valiosos sobre como abordar eficazmente a educação de adultos.
Artigo: "Andragogia: uma visão geral" por Malcolm Shepherd Knowles
Este artigo clássico de Knowles fornece uma introdução abrangente à andragogia, delineando os princípios chave e destacando sua importância na educação de adultos.
Este livro oferece uma análise comparativa entre andragogia e pedagogia, explorando suas diferenças fundamentais e fornecendo insights valiosos sobre como abordar eficazmente a educação de adultos.
Artigo: "Andragogia: uma visão geral" por Malcolm Shepherd Knowles
Este artigo clássico de Knowles fornece uma introdução abrangente à andragogia, delineando os princípios chave e destacando sua importância na educação de adultos.
Em resposta à Thiago Lucas Lavander
Re: Materiais para trabalhar com andragogia
por GILIENE BARBOSA DE JESUS -
Ótimas escolhas de referências! O livro "Educação de Adultos: Andragogia e Pedagogia" de Mirian Goldenberg realmente proporciona uma visão clara sobre as nuances entre essas duas abordagens educativas, destacando como a andragogia, focada no aprendizado do adulto, se diferencia da pedagogia, que tradicionalmente se aplica a crianças. Essa comparação é fundamental para entender como adaptar métodos de ensino às necessidades específicas de alunos adultos, que geralmente trazem experiências de vida e motivações próprias para o ambiente educacional.
O artigo de Malcolm Shepherd Knowles é igualmente essencial. Seus princípios da andragogia, como a autonomia do aluno e a relevância prática do aprendizado, são cruciais para desenvolver programas educacionais que realmente ressoem com adultos. A forma como ele articula a importância da experiência prévia dos alunos adultos ajuda a moldar estratégias que valorizam o conhecimento pré-existente, tornando o aprendizado mais significativo.
A combinação desses dois recursos pode realmente enriquecer a discussão sobre a educação de adultos, promovendo uma abordagem mais informada e eficaz que considere as particularidades desse público.
O artigo de Malcolm Shepherd Knowles é igualmente essencial. Seus princípios da andragogia, como a autonomia do aluno e a relevância prática do aprendizado, são cruciais para desenvolver programas educacionais que realmente ressoem com adultos. A forma como ele articula a importância da experiência prévia dos alunos adultos ajuda a moldar estratégias que valorizam o conhecimento pré-existente, tornando o aprendizado mais significativo.
A combinação desses dois recursos pode realmente enriquecer a discussão sobre a educação de adultos, promovendo uma abordagem mais informada e eficaz que considere as particularidades desse público.
Que estratégia bacana e enriquecedora! Certa vez, numa palestra sobre alfabetização de jovens e adultos pude compreender que um dos principais desafios referente a essa modalidade encontra-se na utilização de materiais inadequados ao público e a falta de capacitação profissional da equipe gestora e dos docentes. Assim, a Andragogia além de levar em consideração o perfil e as características do público alvo, faz com que o ensino seja atrativo por partir dos conhecimentos prévios e da utilização de materiais presentes no cotidiano, os quais são trabalhados significativamente numa perspectiva de letramento.
Em resposta à Teresa Cristina Costa
Re: Materiais para trabalhar com andragogia
por Adriana Machado Rocha -
Excelente escrita do dia a dia do adulto👍
Em resposta à Teresa Cristina Costa
Re: Materiais para trabalhar com andragogia
por Gabriela Sousa -
O livro Pedagogia da Esperança de Paulo Freire traz um exemplo interessante, onde o professor levou os estudantes a refletirem sobre seus saberes e perceberem que o professor não é o único detentor do conhecimento. Valorizar esse conhecimento prévio é imprescindível para aumentar a motivação dos docentes.