Questionário VARK

Questionário VARK

de ADRIANO DE ARAUJO SANTOS -
Número de respuestas: 27

Olá, pessoal!

Não conhecia esse questionário. Já tinha visto um pouco sobre andragogia, mas sem muito aprofundamento. A aula deu uma série de insights para temas e possibilidades de estudo muito interessantes.

Deixo o link do questionário em português. Ainda não usei, mas parece que preenche e ele dá o resultado, além de ter também outros recursos sobre a aplicabilidade e interpretação dos resultados.

Abraço

https://vark-learn.com/home-portuguese/

En respuesta a ADRIANO DE ARAUJO SANTOS

Re: Questionário VARK

de Milena dos Santos Souza Morais -
Muito interessante. Tive dificuldade de compreender a parte final por conta da língua. Agradeço
En respuesta a Milena dos Santos Souza Morais

Re: Questionário VARK

de Gaspar Rodrigues de Souza -
Por causa do idioma?

Você tentou ver se tem outros idiomas? No canto superior direito tem uma box com outros idiomas.
En respuesta a ADRIANO DE ARAUJO SANTOS

Re: Questionário VARK

de Gaspar Rodrigues de Souza -
Olá, Adriano.
Utilizei o questionário e fiquei contente com o resultado. sonrisa



As pontuações mais altas refletiram bem minha forma de aprendizado: (1) gosto da prática de fazer algo: montar, desmontar, exercitar à mão [cálculos e provas lógicas etc]; (2) gosto de escrever porque aprendo mais [qui scribt, bis legiti - quem escreve, lê duas vezes]; (3) ver gráficos, esquemas etc. me fazem memorizar mais; (4) E, ouvir outros ensinando, também me ajuda. 

Melhor mesmo quando tudo isso é usado sonrisa

Valeu pelo questionário.

Abç.
En respuesta a ADRIANO DE ARAUJO SANTOS

Re: Questionário VARK

de Alba Valéria Cordeiro Ferreira -
É bem interessante pensar o questionário e a forma de aprender, de adultos, em um mundo globalizado e tecnológico onde os niveis de acesso e domínio da técnica digital não é igualitária. Temos diferenças geracionais, econômicas, culturais e etc. E como isto impacta a EAD.
Creio que ter em mente que a Educação a Distância não é algo fixo mas variável embora seja uma realidade da nossa época, é primordial para facilitamos a educação via tecnologia, desde jovens adultos, nativos digitais, a adultos que tiveram e tem constantemente que se atualizar diante da tecnologia para aprender, e, ainda, aprender de modo multimodal ( ou seja, com mais de um modo de aprender a vários, pois hoje somos solicitados a ler imagens, conversarmos por desenhos ou emojis, rir com memes....E assim nossos modos de aprender precisam estar ampliados).
En respuesta a Alba Valéria Cordeiro Ferreira

Re: Questionário VARK

de GILIENE BARBOSA DE JESUS -
Excelente reflexão! A educação a distância, especialmente no contexto atual, realmente precisa considerar a diversidade de perfis entre os alunos. Como você mencionou, há uma grande diferença entre jovens adultos que cresceram com a tecnologia e aqueles que precisam se adaptar constantemente às novas ferramentas. As desigualdades econômicas e culturais também afetam o acesso e a familiaridade com os recursos digitais, criando uma necessidade de que o EAD seja flexível e inclusivo.

A abordagem multimodal é uma resposta interessante a essas diferenças. Ao incluir diferentes modos de comunicação e aprendizado como vídeos, imagens, emojis e até memes, a EAD se torna mais acessível e atraente para públicos variados. Esse formato permite que cada aluno escolha as ferramentas e modos que melhor se adaptam ao seu estilo de aprendizado, ajudando a superar barreiras e a tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz.
En respuesta a ADRIANO DE ARAUJO SANTOS

Re: Questionário VARK

de Ana Ribeiro Grossi Araújo -
Muito interessante conhecer o questionário!
A leitura me levou a pensar que alguns estilos de aprendizagem dependem substancialmente do nível de letramento do(a) estudante, e que esse fator precisa ser levado em consideração tanto para oferecer possibilidades variadas de acesso ao conteúdo, quanto para trabalhar, paralelamente, o letramento contínuo para o acesso aos diversos estilos de aprendizagem: leitura dos diversos gêneros textuais (no caso dos gêneros acadêmicos, essa introdução é muito necessária), escuta ativa, leitura de mapas, gráficos, etc., produção de resumos, listas, mapas mentais, entre outros.
En respuesta a ADRIANO DE ARAUJO SANTOS

Re: Questionário VARK

de Ana Regina do Nascimento Bernardes -
Olá Adriano, o questionário que compartilhou. é sobre o melhor modo de uma pessoa aprender , fiz o teste e deu
Sua pontuação foi:
Visual 7
Auditiva 15
Leitura/escrita 13
Cinestésica 9U
Me aconselharam
Utilize as seguintes fichas de ajuda para estratégias de estudo que se aplicam a sua preferência de aprendizagem:
Obrigado
Multimodal
Visual
Auditiva
Leitura/escrita
Cinestésica
Eu fiz o teste e parece que o resultado é confiável.

En respuesta a ADRIANO DE ARAUJO SANTOS

Re: Questionário VARK

de Ruana Maira Schneider -
Acho bem interessante este questionário. Costumamos aplicar nas turmas ingressantes na instituição em que atuo e os resultados nos ajudam a ter uma visão do perfil geral da turma o q pode balizar e ser levado em conta nas decisões pedagógicas dos docentes.
En respuesta a ADRIANO DE ARAUJO SANTOS

Re: Questionário VARK

de Samara Souza da Silva -
Olá colega, também não conhecia sobre o questionário VARK. É uma ferramenta incrível para avaliar tanto o nosso próprio estilo de aprendizagem quanto o dos nossos alunos. Com isso, podemos personalizar ainda mais nossas estratégias de ensino, garantindo uma abordagem mais eficaz e inclusiva para todos.
En respuesta a ADRIANO DE ARAUJO SANTOS

Re: Questionário VARK

de Angelica dos Santos Karsburg -
Olá! Respondi o questionário agora e achei bem interessante e ao mesmo tempo reflexivo. As vezes não nos damos conta de como aprendemos de maneira efetiva e obter essas informações só ajudará no nosso processo constante de aprendizagem.
En respuesta a ADRIANO DE ARAUJO SANTOS

Re: Questionário VARK

de Aline Fernanda Antunes -
Olá, Adriano.

Eu também não conhecia. Assim que finalizei aquele tópico eu preenchi o questionário para confirmar a minha forma de aprendizado, que é multimodal.

Sempre bom ter acesso a novas ferramentas que possam agregar no processo de ensino-aprendizagem.

Bons estudos!