Andragogia

Andragogia

por KÁTIA MARTINS DE AGUIAR -
Número de respostas: 5

Andragogia, tema muito interessante! e como nós adultos precisamos aprender, sempre. A Andragogia é a arte e a ciência de ensinar para adultos. Mas, o que me chamou a atenção nesse assunto foi conhecer os seis princípios: 

1-Necessidade de saber, isso é ótimo! 2- Auto conhecimento, perfeito! 3- Experiência, hum! vamos longe! 4-Prontidão para aprender, é essencial! 5- Clima de segurança para aprender, importantíssimo!  e 6- Motivação, é o que dá o up o tchan em tudo!

Em resposta à KÁTIA MARTINS DE AGUIAR

Re: Andragogia

por Fábio Henrique Duque Silva -
Nunca tinha ouvido falar em andragogia. Mas quando paramos para pensar, ensinar um adulto e motivado para o estudo nos últimos anos se tornou difícil. E vejo o papel do tutor muito importante pois ele é capas de direcionar e motivar.
Em resposta à Fábio Henrique Duque Silva

Re: Andragogia

por KÁTIA MARTINS DE AGUIAR -
Boa tarde,
Ensinar e exercer esse papel seja qual for o tipo de ensino, não é fácil, é necessário criar-se um conjunto de mecanismos ou meios afim de tornar o ensino significativo, atrativo e proveitoso.
Em resposta à Fábio Henrique Duque Silva

Re: Andragogia

por Raquel Barbosa de Oliveira -
O termo também é novo para mim ! fique bastante interessada pois esses estudos podem auxiliar tanto na nossa atuação como educadores,como também na forma de enterndermos melhor nosso próprio aprendizado.
Em resposta à Raquel Barbosa de Oliveira

Re: Andragogia

por Gisely Gonçalves de Almeida Moreira -

Sim pra mim também, fiquei fascinada com essa parte da arte de ensinar , pessoas com experiências de vida e o tutor ser esse mediador de ensino , o que é fascinante, porque , automaticamente a aprendizagem e múltipla .

Em resposta à KÁTIA MARTINS DE AGUIAR

Re: Andragogia

por Jerônimo Vidal Ferreira -
Como estudante desta temática, a andragogia desperta em mim um interesse profundo pela educação de adultos. A abordagem andragógica reconhece as particularidades e necessidades específicas do aprendiz adulto, diferenciando-se assim da pedagogia tradicional voltada para crianças e adolescentes. Acredito que a andragogia oferece uma perspectiva mais holística e centrada no aluno adulto, considerando sua experiência de vida, motivações intrínsecas e objetivos de aprendizagem.
Ao explorar os princípios da andragogia, percebo que ela enfatiza a autonomia, a autoavaliação e a aplicação prática do conhecimento. Isso ressoa comigo como estudante, pois valorizo a oportunidade de ser um agente ativo no meu próprio processo de aprendizagem, assumindo responsabilidade pelo meu desenvolvimento educacional.
Além disso, a andragogia reconhece a importância da aprendizagem ao longo da vida e da educação continuada para os adultos, aspectos essenciais em um mundo em constante mudança e evolução tecnológica. Acredito que essa abordagem é especialmente relevante em um contexto de ensino superior e educação profissional, onde os adultos buscam atualizar suas habilidades e conhecimentos para se manterem competitivos no mercado de trabalho.