Andragogia

Andragogia

by KÁTIA MARTINS DE AGUIAR -
Number of replies: 5

Andragogia, tema muito interessante! e como nós adultos precisamos aprender, sempre. A Andragogia é a arte e a ciência de ensinar para adultos. Mas, o que me chamou a atenção nesse assunto foi conhecer os seis princípios: 

1-Necessidade de saber, isso é ótimo! 2- Auto conhecimento, perfeito! 3- Experiência, hum! vamos longe! 4-Prontidão para aprender, é essencial! 5- Clima de segurança para aprender, importantíssimo!  e 6- Motivação, é o que dá o up o tchan em tudo!

In reply to KÁTIA MARTINS DE AGUIAR

Re: Andragogia

by Fábio Henrique Duque Silva -
Nunca tinha ouvido falar em andragogia. Mas quando paramos para pensar, ensinar um adulto e motivado para o estudo nos últimos anos se tornou difícil. E vejo o papel do tutor muito importante pois ele é capas de direcionar e motivar.
In reply to Fábio Henrique Duque Silva

by KÁTIA MARTINS DE AGUIAR -
Boa tarde,
Ensinar e exercer esse papel seja qual for o tipo de ensino, não é fácil, é necessário criar-se um conjunto de mecanismos ou meios afim de tornar o ensino significativo, atrativo e proveitoso.
In reply to Fábio Henrique Duque Silva

by Raquel Barbosa de Oliveira -
O termo também é novo para mim ! fique bastante interessada pois esses estudos podem auxiliar tanto na nossa atuação como educadores,como também na forma de enterndermos melhor nosso próprio aprendizado.
In reply to Raquel Barbosa de Oliveira

by Gisely Gonçalves de Almeida Moreira -

Sim pra mim também, fiquei fascinada com essa parte da arte de ensinar , pessoas com experiências de vida e o tutor ser esse mediador de ensino , o que é fascinante, porque , automaticamente a aprendizagem e múltipla .

In reply to KÁTIA MARTINS DE AGUIAR

by Jerônimo Vidal Ferreira -
Como estudante desta temática, a andragogia desperta em mim um interesse profundo pela educação de adultos. A abordagem andragógica reconhece as particularidades e necessidades específicas do aprendiz adulto, diferenciando-se assim da pedagogia tradicional voltada para crianças e adolescentes. Acredito que a andragogia oferece uma perspectiva mais holística e centrada no aluno adulto, considerando sua experiência de vida, motivações intrínsecas e objetivos de aprendizagem.
Ao explorar os princípios da andragogia, percebo que ela enfatiza a autonomia, a autoavaliação e a aplicação prática do conhecimento. Isso ressoa comigo como estudante, pois valorizo a oportunidade de ser um agente ativo no meu próprio processo de aprendizagem, assumindo responsabilidade pelo meu desenvolvimento educacional.
Além disso, a andragogia reconhece a importância da aprendizagem ao longo da vida e da educação continuada para os adultos, aspectos essenciais em um mundo em constante mudança e evolução tecnológica. Acredito que essa abordagem é especialmente relevante em um contexto de ensino superior e educação profissional, onde os adultos buscam atualizar suas habilidades e conhecimentos para se manterem competitivos no mercado de trabalho.