Legislação, Conceitos e princípios da educação inclusiva.

Legislação, Conceitos e princípios da educação inclusiva.

por Andreia de Souza Ferreira -
Número de respostas: 0

A leitura deste módulo foi muito importante para ampliar meus conhecimentos sobre as legislações que garantem o direito à educação e à inclusão. Eu já conhecia algumas leis relacionadas à educação inclusiva, mas pude compreender melhor como elas são importantes para garantir que todos os alunos tenham seus direitos respeitados e possam aprender e participar das atividades escolares com igualdade e respeito às suas necessidades.

Os conteúdos também me ajudaram a refletir sobre minha atuação na monitoria de ensino inclusiva. Percebi que não basta apenas acompanhar o aluno, é necessário compreender suas necessidades, respeitar seu ritmo de aprendizagem e buscar maneiras de ajudá-lo a participar das atividades e desenvolver sua autonomia. Conhecer a legislação também nos dá mais segurança para realizar esse trabalho e entender o nosso papel dentro da escola.

O principal aprendizado que levo deste módulo é que a inclusão precisa acontecer de verdade no cotidiano escolar. Cada aluno possui suas particularidades e potencialidades e merece ser acolhido, respeitado e ter oportunidades para aprender. Esse conhecimento contribuirá para que eu tenha um olhar mais atento, humano e responsável na minha atuação.