Andragogia, Ensino colaborativo e mediação

Andragogia, Ensino colaborativo e mediação

de José Liomar Mendes de Oliveira -
Número de respuestas: 4

Trabalhar com pessoas que já possuem repertórios de vidas consiste em um atividade fascinante, uma vez que os debates são promissores.

Na Andragogia é uma área da educação onde o profissional é um mediador, que deve facultar o ensino colaborativo

En respuesta a José Liomar Mendes de Oliveira

Re: Andragogia, Ensino colaborativo e mediação

de Djalma Eudes dos Santos -
É importante termos em mente também que os recursos não estão disponíveis à primeira vista, como dados de uma rotina. É necessário que saibamos ler as indicações de cada estudante quanto ao seu rol de interesses e por quais meios alcança seus objetivos de forma mais consistente -- é uma dimensão da educação que nos desafia a sermos mais agentes de motivação do interesse do que simplesmente agentes de formação.
En respuesta a José Liomar Mendes de Oliveira

Re: Andragogia, Ensino colaborativo e mediação

de César Roberto Roldão Mendonça -
Concordo plenamente com a ideia de que os recursos para o aprendizado não são tão óbvios quanto uma rotina fixa nos faria acreditar. Cada estudante traz consigo um universo único de interesses, motivações e formas de aprender. Como educadores ou participantes de um curso, nosso papel vai além de apenas transmitir conhecimento; precisamos ser agentes que despertam a curiosidade e incentivam a busca ativa pelo saber. Por exemplo, já percebi em experiências passadas que, ao identificar o que realmente engaja um aluno — seja um tema específico, como sustentabilidade, ou um formato, como vídeos ou debates —, o aprendizado flui de maneira mais natural e profunda. O que vocês acham? Como podemos "ler" melhor esses sinais de interesse no dia a dia?
En respuesta a José Liomar Mendes de Oliveira

Re: Andragogia, Ensino colaborativo e mediação

de Aline Pereira da Silva Carreira -
Considerando os princípios da Andragogia (necessidade de saber, autoconceito do aprendiz, uso das experiências, prontidão para aprender e orientação para aprendizagem), e muito importante considerarmos que o conhecimento para os adultos é construído e mediado a partir de suas experiências e vivências no mundo. É muito importante, por exemplo, que o educador leve em consideração e conheça as condições objetivas de vida de seus alunos, de modo que suas abordagens também vão ao encontro das necessidades pessoais e sociais desses alunos.