Múltiplos estilos de aprendizagem

Múltiplos estilos de aprendizagem

por Isac Neto da Silva -
Número de respostas: 9

A teoria dos múltiplos estilos de aprendizagem sugere que as pessoas têm preferências distintas na forma como absorvem e processam informações. O modelo mais conhecido, proposto por Howard Gardner, identifica diferentes inteligências, enquanto o conceito de estilos de aprendizagem, popularizado por David Kolb e outros, destaca quatro tipos principais. Esses estilos incluem:

  1. Acomodador (Ativo/Experimentador):

    • Aprende melhor através da experiência prática e da experimentação.
    • Prefere agir antes de refletir, lidando com situações de maneira prática.
  2. Convergente (Ativo/Pensador):

    • Valoriza a aplicação prática do conhecimento em situações específicas.
    • Focado em resolver problemas e tomar decisões baseadas em análises.
  3. Assimilador (Reflexivo/Pensador):

    • Aprende melhor ao organizar e analisar informações.
    • Prefere compreender ideias abstratas e teorias antes de aplicá-las.
  4. Divergente (Reflexivo/Experimentador):

    • Tende a abordar problemas de maneira imaginativa e criativa.
    • Valoriza a observação e a coleta de informações antes de tirar conclusões.

É importante notar que a pesquisa científica não oferece amplo respaldo à ideia de que adaptar o ensino aos estilos de aprendizagem específicos melhora significativamente o desempenho educacional. Entretanto, compreender esses estilos pode ser útil para diversificar métodos de ensino e proporcionar uma abordagem mais abrangente ao aprendizado. A individualidade de cada aprendiz também sugere a importância de uma abordagem flexível e personalizada na educação.



Em resposta à Isac Neto da Silva

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

por Wircley de Souza Miller -

Na educação, a teoria das inteligências múltiplas auxilia no entendimento de que cada aluno tem aptidões diferentes, mesmo que sejam ensinados da mesma forma. Para que uma criança possa desenvolver essa inteligência, é necessário que ela seja estimulada dentro e fora da escola para encontrar o potencial.

Em resposta à Wircley de Souza Miller

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

por DIEGO ULIANO ROCHA -
Boa noite, Wircley e Isac.

o que mais me chamou atenção no tópico de teorias da aprendizagem foram os quatro pilares propostos pela Unesco para a educação do século XXI foram propostos no Relatório para a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, liderado por Jacques Delors. Concebidos como princípios fundamentais para orientar a educação em uma era de rápida mudança e complexidade.

Eles são objetivos, claros e factíveis. Pena que são pouco trabalhados na formação docente de maneira mais prática.
Em resposta à Wircley de Souza Miller

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

por Alessandra Gonçalves -
Sim, caro colega!
E cada um compreendendo o seu próprio estilo de aprendizagem, terá um estímulo não só nas áreas da Educação e profissional, mas direi também em seus fundamentos pessoais e sociais.
Em resposta à Isac Neto da Silva

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

por Daniele Maia Marques -
A circunstância de aprendizagem deve caracterizar-se por um "ambiente adulto". A confrontação da experiência de dois adultos (ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla.
Muito legal sua teoria. Parabéns!
Em resposta à Daniele Maia Marques

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

por Ana Regina do Nascimento Bernardes -
Na educação, a teoria das inteligências múltiplas auxilia no entendimento de que cada aluno tem aptidões diferentes, mesmo que sejam ensinados da mesma forma. Para que uma criança possa desenvolver essa inteligência, é necessário que ela seja estimulada dentro e fora da escola para encontrar o potencial.
Neste sentido, três modelos de aprendizagem possui destaque: o visual, o auditivo e o cinestésico. Antes de adentrarmos a análise de cada um dos modelos é importante frisar que não há excludência, ou seja, todos os estudantes se utilizam dos três modelos, no entanto existe destaque para um ou alguns deles
Em resposta à Ana Regina do Nascimento Bernardes

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

por Luana Abrahão -
Achei sua fala muito coerente. Podemos observar em nós mesmos enquanto adultos ao aprender algo é possível notar que apresentamos por vezes diversos modelos de aprendizagem, no entanto um se sobressai.
Em resposta à Isac Neto da Silva

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

por Ana Ribeiro Grossi Araújo -
Percebo como uma grande potência o olhar direcionado à multiplicidade das pessoas em seus estilos de aprendizagem, como um convite à diversificação das abordagens no ensino.
Considero especialmente relevante a ênfase nos diversos estímulos (e também nos dificultadores) da aprendizagem, na teoria de Dunn e Dunn (1978), que leva a pensar na necessidade constante de avaliação e reelaboração do planejamento didático, conforme características humanas e sócio-ambientais que se apresentam na realidade de cada turma.