Múltiplos estilos de aprendizagem

Múltiplos estilos de aprendizagem

by Isac Neto da Silva -
Number of replies: 9

A teoria dos múltiplos estilos de aprendizagem sugere que as pessoas têm preferências distintas na forma como absorvem e processam informações. O modelo mais conhecido, proposto por Howard Gardner, identifica diferentes inteligências, enquanto o conceito de estilos de aprendizagem, popularizado por David Kolb e outros, destaca quatro tipos principais. Esses estilos incluem:

  1. Acomodador (Ativo/Experimentador):

    • Aprende melhor através da experiência prática e da experimentação.
    • Prefere agir antes de refletir, lidando com situações de maneira prática.
  2. Convergente (Ativo/Pensador):

    • Valoriza a aplicação prática do conhecimento em situações específicas.
    • Focado em resolver problemas e tomar decisões baseadas em análises.
  3. Assimilador (Reflexivo/Pensador):

    • Aprende melhor ao organizar e analisar informações.
    • Prefere compreender ideias abstratas e teorias antes de aplicá-las.
  4. Divergente (Reflexivo/Experimentador):

    • Tende a abordar problemas de maneira imaginativa e criativa.
    • Valoriza a observação e a coleta de informações antes de tirar conclusões.

É importante notar que a pesquisa científica não oferece amplo respaldo à ideia de que adaptar o ensino aos estilos de aprendizagem específicos melhora significativamente o desempenho educacional. Entretanto, compreender esses estilos pode ser útil para diversificar métodos de ensino e proporcionar uma abordagem mais abrangente ao aprendizado. A individualidade de cada aprendiz também sugere a importância de uma abordagem flexível e personalizada na educação.



In reply to Isac Neto da Silva

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

by Wircley de Souza Miller -

Na educação, a teoria das inteligências múltiplas auxilia no entendimento de que cada aluno tem aptidões diferentes, mesmo que sejam ensinados da mesma forma. Para que uma criança possa desenvolver essa inteligência, é necessário que ela seja estimulada dentro e fora da escola para encontrar o potencial.

In reply to Wircley de Souza Miller

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

by DIEGO ULIANO ROCHA -
Boa noite, Wircley e Isac.

o que mais me chamou atenção no tópico de teorias da aprendizagem foram os quatro pilares propostos pela Unesco para a educação do século XXI foram propostos no Relatório para a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, liderado por Jacques Delors. Concebidos como princípios fundamentais para orientar a educação em uma era de rápida mudança e complexidade.

Eles são objetivos, claros e factíveis. Pena que são pouco trabalhados na formação docente de maneira mais prática.
In reply to Wircley de Souza Miller

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

by Alessandra Gonçalves -
Sim, caro colega!
E cada um compreendendo o seu próprio estilo de aprendizagem, terá um estímulo não só nas áreas da Educação e profissional, mas direi também em seus fundamentos pessoais e sociais.
In reply to Isac Neto da Silva

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

by Daniele Maia Marques -
A circunstância de aprendizagem deve caracterizar-se por um "ambiente adulto". A confrontação da experiência de dois adultos (ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla.
Muito legal sua teoria. Parabéns!
In reply to Daniele Maia Marques

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

by Ana Regina do Nascimento Bernardes -
Na educação, a teoria das inteligências múltiplas auxilia no entendimento de que cada aluno tem aptidões diferentes, mesmo que sejam ensinados da mesma forma. Para que uma criança possa desenvolver essa inteligência, é necessário que ela seja estimulada dentro e fora da escola para encontrar o potencial.
Neste sentido, três modelos de aprendizagem possui destaque: o visual, o auditivo e o cinestésico. Antes de adentrarmos a análise de cada um dos modelos é importante frisar que não há excludência, ou seja, todos os estudantes se utilizam dos três modelos, no entanto existe destaque para um ou alguns deles
In reply to Ana Regina do Nascimento Bernardes

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

by Luana Abrahão -
Achei sua fala muito coerente. Podemos observar em nós mesmos enquanto adultos ao aprender algo é possível notar que apresentamos por vezes diversos modelos de aprendizagem, no entanto um se sobressai.
In reply to Isac Neto da Silva

Re: Múltiplos estilos de aprendizagem

by Ana Ribeiro Grossi Araújo -
Percebo como uma grande potência o olhar direcionado à multiplicidade das pessoas em seus estilos de aprendizagem, como um convite à diversificação das abordagens no ensino.
Considero especialmente relevante a ênfase nos diversos estímulos (e também nos dificultadores) da aprendizagem, na teoria de Dunn e Dunn (1978), que leva a pensar na necessidade constante de avaliação e reelaboração do planejamento didático, conforme características humanas e sócio-ambientais que se apresentam na realidade de cada turma.